Futurismo
Surgimento
O futurismo teve início em 1909 aonde predominou na Itália, onde artistas se inspiravam no fascismo. Um movimento literário e artístico que foi influência na literatura, pintura, escultura e música.Teve vários membros do partido fascista, aonde acabou enfraquecendo após a Primeira Guerra Mundial, apesar de ter sido retomado ao dadaísmo.
Ele fez parte das vanguardas artísticas europeias do século XX. No dia 20 de fevereiro de 1909 o poeta italiano Felippo Marinetti publicou no jornal Le Figaro um artigo sobre o Manifesto Futurista, aonde deu início ao movimento.
"Nós destruiremos os museus, bibliotecas, academias de todo tipo, lutaremos contra o moralismo, feminismo, toda cobardice oportunista ou utilitária.Nós cantaremos as grandes multidões excitadas pelo trabalho, pelo prazer, e pelo tumulto; nós cantaremos a canção das marés de revolução, multicoloridas e polifónicas nas modernas capitais; nós cantaremos o vibrante fervor noturno de arsenais e estaleiros em chamas com violentas luas elétricas; estações de trem cobiçosas que devoram serpentes emplumadas de fumaça; fábricas pendem em nuvens por linhas tortas de suas fumaças; pontes que transpõem rios, como ginastas gigantes, lampejando no sol com um brilho de facas; navios a vapor aventureiros que fungam o horizonte; locomotivas de peito largo cujas rodas atravessam os trilhos como o casco de enormes cavalos de aço freados por tubulações; e o vôo macio de aviões cujos propulsores tagarelam no vento como faixas e parecem aplaudir como um público entusiasmado."
No Brasil
No Brasil o futurismo não demora a chegar logo que iniciou na Europa em 1909, tendo Oswald de Andrade como um dos que trouxeram a arte para o Brasil, porém o futurismo não veio com todas as mesmas características que o da Europa, pois tomou uma feição própria e diversa, sendo esse o objeto de análise do presente ensaio, além de uma breve análise do futurismo Europeu.
Características
- Estava patente no Futurismo a valorização do industrialismo e da tecnologia enquanto progresso técnico.
- Além disso, os parâmetros repousados no futuro, na velocidade, na vida moderna, na violência (militarismo) e ruptura com a arte do passado.
- Outro fator conhecido é a utilização da publicidade como principal meio de comunicação. Isso, especialmente pelo enaltecimento da tipografia desse período, em textos que exploravam o lúdico, a linguagem vernácula e uso de onomatopeias.
- Em suas criações, os futuristas buscavam expressar o movimento real, assinalando a velocidade exposta pelas figuras em movimento no espaço.
- Assim, a pintura futurista influenciada pelo cubismo e pelo abstracionismo, tinha a pretensão de dinamismo. Ao captar a forma plástica, a velocidade era descrita pelos objetos no espaço.
- As inspirações pelas cores e efeitos de luz do pós-impressionismo, assim como nas técnicas das composições cubistas, são evidentes.
Comentários
Postar um comentário